Instagram back in the days (2014)

2014-10-18 11.18.05

Intagram back in the days” consiste numa série de pinturas e/ou desenhos que jogam com a percepção do espectador. Nestas obras juntam-se vários elementos (uma moldura do Instagram, uma reprodução fotográfica e uma frase do autor representado na fotografia), na tentativa de exacerbar estereótipos à base do humor e da ironia.

Estes elementos apresentados são, per se, totalmente estereotipados e isso sucede porque, em primeiro lugar, a moldura do Instagram representa uma nova forma de representar o real ou mesmo uma nova forma de o experienciar e tornar o real verdadeiramente vivido. Uma forma de mostrar um Outro que se auto-representa (onde o selfie se encaixa). Seguidamente, as reproduções pintadas (como neste caso de Pollock e Ginsberg), são duas fotografias sobejamente conhecidas, massificadas e como tal, situam-se longe do seu conteúdo e significado original.

Por último, o recurso a frases que são representadas separadas (palavra a palavra) por “hangstags“, tem o objectivo último de ir mais além, isto é, porque se trata de frases retiradas de sites que compilam citações dos mais diversos autores sendo isso, por si só, uma tentativa da web de resumir ou sintetizar a obra e o pensamento de alguns autores a simples frases telegráficas. Em segundo lugar, porque a ideia dos “hangstags” em redes sociais tais como o Instagram, tem como finalidade categorizar, amplificar as visualizações e, como tal, massificar e globalizar.

Imaginemos, portanto, Pollock ou Ginsberg, à altura, com estas ferramentas de massificação, de visualização e de divulgação… este é um dos exercícios que se propõem ao espectador. Mas aquele que nos parece mais interessante e importante, é o espectador, perante tais obras olhe para si próprio e escrutine o seu próprio comportamento social.

2014

As obras acima representadas são:

David Etxeberria, Pollock, #a #canvas #is #an #arena #in #which #to #act, técnica mista sobre papel 400gr, 70x100cm, 2014 (colecção privada).

David Etxeberria, Ginsberg, #follow #your #inner #moonlight #dont #hide #the #madness, técnica mista sobre papel 400gr, 70x100cm, 2014 (colecção privada).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s