DESIGNA 2013

Designa 2013png

Dia 21 e 22 de Novembro irei apresentar um artigo na CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DESIGN da UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR – DESIGNA 2013.

Brevemente será colocado on-line o artigo intitulado “VIVER ATRAVÉS DA LENTE: Um novo interface social ou a forma contemporânea experienciar o real?“.

“Interface é um conceito polissémico capaz de reposicionar a fronteira entre a natureza e o artifício, de fazer colapsar o paradigma mecânico por uma espacio-temporalidade difusa. Ao adoptar a ideia de interface como tema da sua terceira edição, a DESIGNA 2013 convoca uma plêiade de contributos provenientes das artes, do design, da arquitectura e das artes plásticas, dando-lhes a possibilidade de se intersectarem com outros domínios profissionais, científicos e tecnológicos.
Mantendo a sua lógica matricial, a DESIGNA propõe-se debater esta temática a partir de seis painéis: Comunicação, Multimédia, Produto, Moda, Teoria e Ensino, convidando ao envio de propostas originais, a integrar no programa final sob forma de comunicação ou projecto”

Mais informação sobre o evento: http://www.designa.ubi.pt/pt/2013/

PROGRAMA

2013-11-22 22.59.16

(Cópia do artigo será disponibilizado quando da sua publicação)

VIVER ATRAVÉS DA LENTE: Um novo interface social ou a forma contemporânea experienciar o real?

 RESUMO

 O presente artigo parte do conceito, de Jean Baudrillard, no qual a imagem mediada tecnologicamente detém uma forte predisposição para a perversidade. A partir desta abordagem, iremos situar este artigo entre as linhas de contacto existentes entre as produções artísticas elaboradas com o auxílio da tecnologia e as representações do Eu através das redes sociais. Para o efeito, iremos tratar de três conceitos principais onde se destacam o papel da imagem mediada nas práticas artísticas no virar do séc. XX, nomeadamente, com o movimento Fluxus. Em segundo lugar, iremos abordar o processo latente da estética informacional e da comunicação dialógica tendo por base as obras de arte que se auxiliam da redes de comunicação e informação para operar e, por último, concluiremos com uma reflexão sobre a influência que os novos interfaces detêm na alteração da forma como experimentamos o real.

 

Palabras-chave: Interface, artes visuais, redes sociais, real Vs virtual, imagens mediadas. 

Leave a comment